Dicas

Saiba como evitar manchas de logotipo de canais na tela da TV de Plasma

Evitar manchas de logotipo. Devido às promoções atraentes de TVs de plasmas em várias redes de varejo nesses últimos meses, não para de crescer o número de leitores interessados em saber mais sobre o não menos famoso burn-in. Perguntas como “esse problema ainda pode ocorrer nos modelos mais novos?” e “quais medidas para evitar manchas de logotipos de canais?” estão entre as mais frequentes.

Como sabemos o efeito burn-in é intrínseco ao plasma, mas nos últimos testes de modelos da Samsung, Panasonic e LG vimos uma boa evolução da tecnologia, que fez do problema quase imperceptível nos displays. A nova geração de painéis combina menor consumo energético e uma queima mais eficiente de fósforo presente na composição dos pixels. Isso permite a formação de cores dentro de cada ponto, mesmo após uma imagem permanecer estática por muito tempo.

Além disso, a função de deslocamento virtual de imagem na maioria dos aparelhos faz com que pixels diferentes sejam utilizados para exibir uma mesma imagem, “enganando” o posicionamento dela para evitar retenções mesmo que temporárias. Os modelos da série E8000 da Samsung possuem ainda o recurso de Barra de Rolagem com imagens “correndo” na horizontal da tela para eliminar os fantasmas.

Mas são as 100 primeiras horas de uso que exigem maior cautela para o burn-in não se tornar permanente. O nível de iluminação alto potencializa a queima nos pixels, por isso, reduza os ajustes de contraste, contraste dinâmico e luz da célula para um nível próximo de 50% (mais detalhes sobre ajustes de vídeo na edição de março já nas bancas).

Em seguida, evite manter a exibição de imagens de uma mesma emissora por longos períodos. Mude de canal durante os intervalos comerciais até que a mancha com o logotipo da emissora anterior fique sutil. Mais tarde, ao ligar o TV novamente provavelmente a mancha terá desaparecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo